terça-feira, outubro 28, 2008

Infertilidade

Vi, há pouco, na RTP1 mais uma reportagem sobre o problema da infertilidade. Nos últimos tempos, tem havido muitas notícias a este respeito - não admira. É vergonhosa a forma como se tem lidado com a infertilidade em Portugal. É vergonhoso que um casal tenha de esperar, em certos casos, dois anos para poder iniciar nos hospitais públicos os tratamentos de que necessita para poder ter um filho. Se for um casal em que a mulher já tenha mais de 38 anos, nem sequer tem acesso aos serviços públicos - ou tem dinheiro suficiente para recorrer à medicina privada, ou desiste logo de ter filhos. Num país em que a natalidade diminui, a maternidade é deixada para cada vez mais tarde, os segundos casamentos levam um número crescente de casais a formar-se apenas por volta dos 40 anos e a infertilidade afecta cerca de 15 a 20% dos casais, será que não é altura de mudar alguma coisa neste domínio?

4 comentários:

A Tendinha disse...

Nesse e em tantos outros, em vez de andar a sustentar pançudos que não trazem nada ao país... essa sociedade está virada do avesso!

Zu disse...

O governo prometeu há um ano mais apoio para os casais inférteis; ficou tudo na mesma, porém, e não parece que esteja alguma coisa para mudar.

A Tendinha disse...

Interessante, está a dar agora na RTPi uma reportagem sobre o assunto, se calhar a mesma que viste.

Zu disse...

Foi no programa 30 minutos; é capaz de ser a mesma coisa.